Gang of thieves

Alexandre Franco - Growth_Nerd
4 min readSep 28, 2023

--

Nem a língua portuguesa é única aos portugueses, há vários povos que falam português, uma das dez línguas mais faladas no mundo. Tendo em conta o tamanho e número de portugueses em Portugal, só mesmo a Inglaterra conseguiu idêntica façanha. Talvez por ser português, não me vão conseguir convencer a incluir a Espanha e o Espanhol no mesmo patamar que Portugal, porque primeiro a superfície não se compara, e segundo porque o catalão, galego, quichua, basco, e podia continuar, existem como denominações por alguma razão. E trazer o brasileiro à baila é uma perda de tempo porque Portugal, ou melhor, os portugueses, fizeram o obséquio de esfarelar a língua portuguesa de forma a que o “dialecto” brasileiro não o seja mais. Voltamos a roubar os brasileiros e se estás a pensar em reclamar pelo meu uso da palavra esfarelar na frase anterior, o melhor é não continuares a ler. Não devido à minha escolha de palavras mas devido à minha opinião, independentemente das palavras que vou usar.

Emigrei há mais de vinte anos atrás e nunca mais olhei para trás. Visito família e amigos, lugares e monumentos, vou continuar a visitar sempre que posso e é o meu desejo de lá ir morrer, não sem antes ali viver uns bons anos de ócio a que tenciono ganhar o direito. Provavelmente vais me chamar hipócrita e possivelmente outros adjetivos que encontrarás, não só para mais efectivamente me caracterizar mas também para libertar essa tensão que é o meu objetivo criar.

Eu tento escrever português pós-acordo; tanta hipocrisia; e o meu autocorretor faz um bom trabalho de me corrigir quando escrevo mau português, mas não é perfeito. O meu teclado é inglês o que torna difícil o uso de acentos mas o autocorretor ajuda bastante, e isto é a minha desculpa para possíveis erros ortográficos, os gramaticais são apenas mais uma razão para os adjectivos que já deves estar a remexer num dos bolsos dianteiros do córtex cerebral. Mas, muito importante, se achas que eu te devia tratar por você, ou lês o resto do “blog” substituindo a forma tu por você, ou páras de ler, ou já paraste, ou nem começaste, e eu só estou a fazer os leitores que ainda aqui estão, perder tempo.

Mas por que razão haveriam de me chamar hipócrita, insolente, pobre e mal agradecido? Porque eu vou chamar a maioria dos portugueses de corruptos. Portugal é um bando de ladrões. Então pelo simples facto de ser português, sou automaticamente corrupto e ladrão? Não automaticamente, tal como eu disse, a maioria. O facto de eu ter emigrado não me exclui a priori deste blog e o facto de o escrever também não.

  • Ok, diz lá o que é queres dizer; eu também faço parte da minoria.

Possivelmente fazes; provavelmente? Se estas a ler isto?; e conhecendo o meu povo suficientemente bem, apesar dos mais de vinte anos emigrado, vais achar que muito ficou por dizer, e que tu consegues ser bem mais agressivo e abrangente, talvez porque eu fui; fugi?; e tu ficaste.

Porque é que eu digo que a maioria dos portugueses são corruptos e ladrões em vez de dizer apenas que são os políticos e os ricos; banqueiros e empresários; como a maioria dos portugueses diz? É muito simples, deem-lhes a oportunidade para serem corruptos de forma a encherem os seus bolsos e é o que eles fazem também. Achas que todos os corruptos em Portugal já nasceram ricos e corruptos?

Quantos políticos há que decidiram ir para a política para melhorar o país e a vida dos portugueses em geral? Eu não sei o numero mas estou confiante que está muito perto de 100% mais do que os que temos, e os poucos que ainda tem essa ideologia ou objectivo, muito em breve terão que participar e agir de acordo com as regras do “jogo” político, caso contrário terão que deixar a política, sem que isso os coloque automaticamente na minoria mas as probabilidades são altas.

Que provas é que eu tenho, poderás perguntar. Praxeologia. Se tu acreditas que quem consegue ter algum poder na vida; político, financeiro, ou mesmo noutra área; tem que ser corrupto para o conseguir, então tu vais ser corrupto à primeira oportunidade que te aparece. E, dita a mesma ciência, que se essa ação corrupta resulta em obteres aquilo que estavas à procura, que vais continuar a optar por essa forma de agir e pensar. A maioria dos portugueses ainda não teve a oportunidade de ser corrupto a valer e como tal passam a vida a reclamar de quem teve e aproveitou a oportunidade.

Este blog é apenas para te fazer pensar não apenas sobre como te comportarias se a oportunidade se apresentasse mas o que podes fazer para mudar a cultura em Portugal. Se uma pessoa; tu; não tem poder para mudar uma cultura, ninguém tem.

Fica tanto por dizer. Se todos os nossos problemas fossem este, estávamos muito mal na mesma. Mas não são. Talvez eu escreva outro blog no futuro sobre os portugueses e como um povo que conseguiu (consegue?) feitos de tamanha magnanimidade, se encontra numa situação tão precária.

Sem dúvida que estamos sujeitos a poderes político-financeiros contra os quais é muito difícil lutar, mas neste momento não estamos a dar luta nenhuma, e se estivermos à espera que seja o poder político-financeiro português a dar essa luta, então somos todos um bando de néscios.

A mudança começa e acaba em ti.

--

--

Alexandre Franco - Growth_Nerd

Entrepreneur, Blogger, Educator - Follow for my musings on topics such as business and personal development, technology, crypto and world affairs